"O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você. " Mário Quintana

sábado, 30 de janeiro de 2010

Tonturas no pranayama?

Muitos alunos me perguntam porque sentem tonturas nas práticas de pranayamas, os exercícios da expansão de prana que usam a respiração como veículo. Hoje de manhã, na aula da querida Rô, chegamos ao termo mais apropriado que responde esta questão: ALCALOSE RESPIRATÓRIA.
A alcalose é um termo clínico que indica um
transtorno no qual há um aumento na alcalinidade dos fluidos do corpo, isto é, um excesso de base (alcalina) nos líquidos corporais. Esta condição é oposta a produzida por excesso de ácidos (acidose), frequentes nos casos de asma e outras situações de insuficiência abrupta da ventilação.
A alcalose respiratória é causada pela hiperventilação (frequência respiratória aumentada) que faz com que o corpo diminua seus índices de dióxido de carbono.
O mecanismo subjacente consiste na acumulação de bases ou perda de
ácidos sem uma perda equivalente de bases nos líquidos do organismo, o que provoca uma redução na concentração de íons hidrogênio no plasma sangüíneo arterial.
O indivíduo com alcalose pode apresentar quadros de
confusão, com tonturas e enjôos.
Se o quadro de tonturas permanecer ao longo do tempo de prática, é importante procurar um médico especialista para diagnóstico mais preciso.
O
tratamento da alcalose depende da causa específica. Para corrigir as perdas químicas podem ser necessários medicamentos. Também é necessário controlar os sinais vitais (temperatura, pulso, freqüência respiratória e pressão sangüínea).
A maioria dos casos de alcalose respondem bem ao tratamento. Normalmente, os indivíduos com rins e pulmões saudáveis não passam por uma alcalose significativa.
Por isso, continue respirando fundo, e relaxe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário