"O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você. " Mário Quintana

sábado, 6 de fevereiro de 2010

SE TOCA, MINHOCA!!!
( Expressão 'boa demais' usada pela Alda, minha querida amiga que está fazendo a consultoria financeira aqui do Jaya )
"O homem teme enfrentar a verdade porque ela jogaria por terra suas velhas estruturas mentais."
Trigueirinho

Ayurveda e outras ciências no tratamento de Câncer

Muitas pessoas me perguntam como o Ayurveda e outras ciências orientais podem ajudar a tratar os casos de Câncer. Esta filosofia de bem viver que na Índia antiga já era adotada como Medicina, busca prevenir doenças e tratar desarmonias através do equilíbrio dos 05 elementos ( terra, água, fogo, ar e espaço ) e da eliminação de toxinas. Alimentação e respiração inadequadas, ingestão de medicamentos e drogas e prolongados períodos de estresse são os principais fatores que levam o organismo a acumular toxinas e gerar tumores. Em alguns casos, este quadro pode ser somado a heranças ou disfunções genéticas.
Em hospitais na Índia, existem diversos tratamentos de limpezas internas e até casos cirúrgicos.
No Brasil, o Ayurveda terá sua maior atuação na alimentação e na fitoterapia, que além de buscarem a purificação do organismo, serão importantes para o fortalecimento do sistema imunológico e o alívio dos efeitos colaterais dos tratamentos de Quimioterapia e Radioterapia.
Alimentos largamente recomendados pelo Ayurveda, como o gengibre e algumas pimentas, são considerados depurativos e desintoxicantes. Estudos sugerem que a cúrcuma ( conhecida na culinária como o açafrão da terra) auxilia no tratamento de câncer de pele e que o curry é altamente anti inflamatório e antioxidante.
Massagens são proibidas neste caso, porque agem no sistema linfático podendo agravar o quadro para uma metástase.
Outros tratamentos complementares podem amparar o paciente nos efeitos psicológicos mais comuns deste processo. A acupuntura é muito utilizada contra a depressão, e o Yoga, através de exercícios respiratórios, tem resultados muito expressivos no alívio do estresse, ansiedade e fadiga.
Mas a meditação é realmente impressionante para pacientes com câncer. O processo de interiorização e reconhecimento do eu observador faz com que as pessoas passem a perceber propósito em todos os momentos, lidando, desta forma, de maneira completamente diferente com a antes temida dor. Em estado de presença e plena atenção, ocorre uma transformação dos níveis de compreensão, libertando o praticante de reações e medos e fazendo com que encontre plenitude no ‘aqui e agora’.
Porém, nenhuma destas opções anula a necessidade do tratamento convencional. É fundamental que o paciente continue com o acompanhamento de seu médico ( que deve autorizar estes tratamentos ) e busque referências sobre a competência dos profissionais complementares.
O professor de ciências meditativas e economista Vitor Caruso Jr. dá palestras por todo o Brasil, contando sobre seu processo de câncer e sobre como alcançou a cura com estas práticas.
Chequem o site dele: http://www.cienciameditativa.com/
LUZ e PAZ!