"O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você. " Mário Quintana

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Swadhisthana Chakra

Swadhisthana significa Suporte do Sopro da Vida. Este chakra é também chamado Centro Sexual, denominação que se relaciona tanto à idéia de energia vital quanto à de preservação da espécie. Está ligado ao Nível Instintivo e se caracteriza pela noção de fluidez. Se localiza na raiz dos órgãos genitais, correspondendo às glândulas endócrinas sexuais e ao plexo nervoso sacro.
É o centro relacionado ao valor e à coragem, por conseguinte à consciência do mundo como um lugar de luta, um objeto a ser conquistado. Corretamente energizado desenvolve poder de reação ante todos os obstáculos, potencial criativo, domínio sobre as paixões e o egoísmo. Habilidade de assumir riscos e tomar decisões pessoais e profissionais.
Quando hipoenergizado, o indivíduo mostra-se apático, lento, sem energia e inseguro. Sentirá certa vergonha no sexo ou até mesmo certa aversão. Medo da perda do controle ou de serem controlados por outros através do vício, traição, perda financeira, abandono pelo parceiro etc.
Hiperenergizado, desenvolve personalidade agressiva a até violenta, buscando exercer domínio ativo e possessivo sobre as coisas e pessoas, realizando atividades em excesso, sendo hiperativos, falando demais e agindo de maneira demasiadamente impulsiva e dominadora.
A má energização do Swadhisthana Chakra pode gerar cálculos renais, cistites, e demais disfunções do aparelho urinário. Seus distúrbios estão ligados aos estados patológicos do tônus simpático e parassimpático, da tonicidade muscular e das funções vegetativas hormonais ou imunológicas. TPM, vaginites, pólipos, tumores e cistos uterinos, assim como a queda imunológica compõe o quadro de desequilíbrio.
fonte: Os segredos do tantra e do yoga - Paulo Murilo Rosas

Muladhara Chakra


Além de receber, transformar e irradiar o Prana por todo o corpo, os Chakras possuem características da personalidade. Havendo desarmonias na energização dos Chakras, criam-se diferenças nas manifestações da personalidade individual.

Muladhara Chakra:
Mula significa raiz e Adhara suporte, sustentação. Muladhara Chakra portanto, significa Chakra Básico ou Chakra Raiz. Se localiza na base da coluna vertebral, na região do períneo, e corresponde às glândulas endócrinas Supra-renais e ao plexo nervoso autônomo Coccígeo.
Está relacionado à consciência da realidade da matéria e a natureza espiritual oculta na materialidade do mundo. A pessoa que o tem bem energizado possui um sentido prático da vida, senso de administração, pé no chão, idéias bem definidas, razão pela qual seus projetos são realizáveis. Mal energizado, torna-se cobiça, avidez e complacência na brutalidade. Fica com dificuldade de se apresentar de modo criativo, espontâneo, flexível e normalmente tem problemas em deixar os sentimentos fluírem de modo desobstruído, além de uma grande dificuldade em aceitar conceitos intangíveis, como Deus, por exemplo.
A hipoenergização deste chakra tenderá a negação das necessidades materiais, não assumindo responsabilidades referentes a ela e dando ênfase apenas a aspectos sentimentais e místicos das situações. Grande medo associado a sobrevivência física, de serem abandonados pela família ou amigos.
O desequilíbrio do Muladhara Chakra envolve por vezes a insuficiência supra renal, hemorróidas, varizes nas pernas, artrites e artroses nas articulações do quadril, joelho, tornozelo, artelhos e distúrbios da micção.