"O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você. " Mário Quintana

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fantasmas no armário


Ghosts. Laura Marling

Recebi do universo esta semana uma incrível missão: Ajudar uma grande amiga a arrumar o armário!
Embora ela não seja uma pessoa das mais apegadas, guardou (como todos nós fazemos) anos de lembranças, sacolas de papel e roupas, muitas roupas além do necessário.
Desde pequena gosto de arrumar armários e geladeiras, embora não seja a melhor cristã para mantê-los arrumados. Não tive medo dele, como a maioria das crianças, mesmo tendo também enfiado muito cacareco lá dentro. Talvez seja um dom: olhar uma grande bagunça e ver nela beleza suficiente para mostrar seu movimento de vida e potencial de evolução. Nada perdido, apenas transformado. Roupitchas, poeiras, fantasmas...
Um ato simbólico de efeitos sublimes. Lá dentro, além do que se veste bem hoje para encarar a vida lá fora, estão umas coisinhas tão fora de moda, tão velhinhas e tão inúteis... peças até deformadas de tão usadas.
E quem nunca encontrou um casaco meio mofado ou chorou ao ver uma foto esquecida e uma carta rasgada?
Arrumar o armário não significa esvaziá-lo. Significa ter coragem e humildade para olhar para dentro e compreender que apesar do seu apego, das memórias e das ilusões, boa parte do que se guarda não te serve mais. É aceitar que a vida nos provê precisamente a cada momento, e que algumas coisas vão e outras vêm, mas a estrutura permanece imutável. É limpar do quarto, do peito e da alma os vestígios de passado que se deve deixar para trás.
Você já não é hoje quem era três anos atrás. Não tem o menor controle sobre a moda e bem pouco sobre a umidade do vizinho na parede do seu closed. Mas tem discernimento para esvaziar o armário, limpá-lo ( por mais constrangedor e enfadonho que lhe pareça a tarefa ), doar, e colocar cada coisa na prateleira correta. Quando terminar, olhará de fora com muita satisfação! Exausto, mas feliz!
O Feng Shui veria esta limpeza com bons olhos, e chamaria de energização.
Outras linhas diriam que é caridade, transmutação e até exorcismo...
A vocês, posso contar um segredo: “Muito prazer: é Meditação!” ;-)

O texto é evidentemente metafórico, pessoal!; Mas quem quiser fazer uma boa limpeza no armário e doar roupas e outros objetos, pode contar conosco aqui no Jaya para garantir que sua doação chegue em boas mãos.
Há quase dois anos o Jaya apóia a AFATEC ( Associação Madre Tereza de Calcutá ), grupo muito sério que ajuda os moradores da Favela Pantanal, na zona sul de São Paulo. Contribua como puder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário