"O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você. " Mário Quintana

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Visuddha Chakra

Visuddha significa ‘grande pureza’, também conhecido como Centro Laríngeo. Ele está relacionado ao nível criativo caracterizando-se pela criatividade em todos os sentidos (artístico, intelectual ou moral), pelo desenvolvimento do conhecimento intuitivo e espiritual, e por isso é chamado de Portal da Grande Libertação. Está ligado também à verbalização dos sentimentos, emoções e sensações. Se localiza na região da garganta e corresponde à glândula tireóide e ao plexo nervoso laríngeo.
Este Chakra cria a facilidade na expressão dos próprios sentimentos e emoções. Possibilita a expressão do conhecimento com clareza, emoção e magnetismo, conseguindo chegar ao outro com facilidade. Os aspectos deste centro estão vinculados à introspecção e ao desenvolvimento reflexivo de uma auto imagem perceptiva, alerta. Neste nível, o indivíduo começa a discernir seus próprios limites e a expressá-los, aproximando-se do Despertar Espiritual. No equilíbrio, permite ouvir o inconsciente pessoal de modo que se possa compreender de onde estão vindo os impulsos, desenvolve-se a fé, a autoridade pessoal e a capacidade de tomar decisões.
Na hipoenergização, cria a dificuldade em expressar seus próprios sentimentos e emoções, onde o indivíduo reprime sentimentos e agüenta em silêncio situações indesejáveis, apresentando conflitos de auto imagem e outras dificuldades de expressão. No contrário, a pessoa tenderá a falar demais ou ficará fortemente introspectivo. Estando o Visuddha corretamente energizado, fará da relação amorosa um bálsamo renovador para o ser amado, além de enriquecer os estados anteriores enchendo-os de emoção e criatividade.
O encouraçamento da estrutural oral pode manifestar alterações anatômicas e funcionais da boca e todas as patologias odontológicas. Certos distúrbios da função sexual podem também se manifestar (frigidez, impotência, ninfomania). Na região cervical, pode envolver espasmos na garganta, alterações da voz, torcicolos, engasgos, vômitos, tosse e pigarro, podendo gerar faringites, laringites, amigdalites, acne, cervicalgias, e disfunções tireodianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário